segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

 
 
  VOLENDAM  -  HOLANDA 


As maiores atrações do país ainda são os moinhos. A tradição holandesa de utilizar-se de moinhos de vento ainda perdura em muitos lugares, e o vilarejo de Zaanse Schans, que fabrica mostarda, sapatos de madeira, entre outros produtos, e o vilarejo de Kinderdijk, com seus 19 moinhos, valem a visita. Outros pontos de parada obrigatória são os encantadoras  Volendam e  Marken, vilas de pescadores que mantêm vivas as tradições e folclore holandês. 


Volendam é um vilarejo de pescadores, com um pequeno e bonito porto com casas e janelas coloridas, construídas no séc. XVII.
Aqui mantêm-se velhos costumes e ainda é possível encontrar pessoas vestidas com o típico traje holandês da região que inclui os tamancos de madeira.
A visita a Volendam não estará completa sem se observar o fabrico das famosas"socas" e "queijos" holandeses.


Etiquetas:


sábado, 29 de janeiro de 2011

 
  

QUE DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS, Á CRIAÇÃO MARAVILHOSA DELE E A TUDO QUE CRIOU PARA NÓS USUFRUIRMOS E ZELAR

Etiquetas:


domingo, 16 de janeiro de 2011

 

Dia 4 de Setembro de 1998, começou a nossa aventura,
a 1ª viagem de avião, pai, mãe e 3 filhos de férias nos Açores.
ILHAS DOS AÇORES
Visitei S. Miguel, Terceira, Faial e Pico.
S. Miguel - Ponta Delgada



Portas da cidade de Ponta Delgada

FURNAS




Etiquetas:


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

 
ILHA TERCEIRA
Cidade de Angra do Heroismo

Etiquetas:


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

 
FAIAL

MARINA do Faial 

Etiquetas:


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

 
PICO

Etiquetas:


 
Lagoa das sete cidades


Duas lagoas geminadas, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul.

Etiquetas:


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

 
VULCÃO DOS CAPELINHOS

ILHÉUS

Ilhéu da baleia
Ilhéu de Vila Franca

Etiquetas:


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

 

A ponte é uma passagem, para a outra margem .....

Vamos conhecer outras margens, fazendo uma Viagem por algumas pontes históricas do Minho

Ponte da Lagoncinha sobre o rio Ave

A ponte da  Lagoncinha atravessa o rio Ave, e situa-se no Lugar da Garrida, na freguesia portuguesa de Lousado, concelho de Vila Nova de Famalicão. Foi construída no século XII, provavelmente nas ruínas de uma estrutura romana que ligava Bracara Augusta a Cale, e foi classificada como monumento nacional em 1943.



Ponte romana de Agra (Vieira do Minho) sobre o Rio Ave
Esta ponte situa-se junto à aldeia do mesmo nome, na Serra da Cabreira, perto de Vieira do Minho, faz parte de um percurso turístico pelas margens do rio, com vários moinhos e a cascata da Candosa.


Ponte da Arcos de Valdevez sobre o Rio Vez
Situada na belíssima vila de Arcos de Valdevez, sobre o cristalino rio Vez, este monumento é um dos símbolos da região, parte integrante de uma paisagem bucólica de grande beleza.


Ponte de Barcelos sobre o Rio Cávado
A Ponte medieval de Barcelos, sobre o Rio Cávado, é uma edificação gótica, do início do século XIV e foi considerada Monumento Nacional. Esta ponte foi sempre um importante local de passagem para os peregrinos do Caminho de Santiago.


Ponte romana de Cavez (Cabeceiras de Baixo) sobre o Rio Tâmega
A Ponte de Cavez é uma ponte localizada em Cavez, Cabeceiras de Basto, sobre o rio Tâmega. Foi construída no século XIII e está classificada como Monumento Nacional desde 1910.


Ponte Romana sobre Rio Vizela
Em Vizela passava uma via romana que ligava Braga a Amarante, passando por Guimarães. Esta estrada atravessava aqui o rio Vizela, tendo sido construída uma ponte que dura até aos dias de hoje. Esta ponte é conhecida como «Ponte Romana» ou «Ponte Velha» e continua aberta ao trânsito de veículos ligeiros, atestando a robustez da engenharia romana.


Ponte da Mizarela (Ruivães) sobre o Rio Rabagão
Esta ponte ergue-se sobre o rio Rabagão, no limite do concelho com Montalegre, situada em Ruivães. É uma ponte romana de um só arco, classificada como imóvel de interesse público. Cruza o rio Rabagão perto da confluência com o Cávado, no meio de um cenário grandioso, de penedias e torrentes.

Etiquetas:


sábado, 8 de janeiro de 2011

 
Medicina tradicional - Os poderes curativos dos chás

Os hábitos antigos foram-se perdendo e o conhecimento sobre as propriedades dos chás foi ficando no esquecimento. Hoje bebemos chás porque gostamos, não tendo normalmente em conta os seus efeitos curativos. Achei que seria interessante e útil relembrar os poderes curativos dos chás.
Elaborei dois grupos de chás.
No primeiro grupo estão os chás que tradicionalmente bebemos, pelo prazer de beber.
No segundo grupo, estão os chás mais utilizados pelas suas propriedades curativas.



  1º Grupo - Chás tradicionais 
Camomila
- Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarreia. Indicado como calmante para insónia e nervosismo.
Erva Cidreira - Insónia, nervosismo, cólicas, indigestão (adicionar casca de limão).
Erva-Luísa (Lúcia-lima) - digestivo e calmante suave, alivia dores de estômago.
Eucalipto - Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia estados catarrais.
Laranjeira – calmante, combate a insónia, febres e gripes.
Maçã - Sedativo, digestivo, antidiarreica e também indicada nos casos de colite.
Melissa - Sedativa em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjoos e espasmos. Alivia dores de cabeça.
Menta - Indicado para má digestão, gases e cólicas.
Chá preto - Estimulante nos casos de fadiga. Conhecido por ter antioxidantes, auxiliar na imunidade, e mais recentemente, por ter propriedades que combatem a tensão alta. De acordo com um estudo no Journal of Food Science e publicado pelo Institute of Food Technologists, o chá preto também ajuda a controlar os diabetes.
Tília - Antidepressivo, analgésico, calmante, expectorante e para bronquite, enxaqueca, estômago, dores gástricas, cansaço e esgotamento nervoso.


  2º Grupo - Pelo seu poder curativo 

Alfazema
- Indicado para insónias, excitação nervosa, alivia nevralgias (dores de cabeça), tosse, asma, bronquite.
Arnica - Analgésica e anti-inflamatória em casos de traumatismos, luxações, entorses, hematomas, distensões musculares e ainda como anticéptica em afecções bucais e furúnculos.
Alecrim – Tem várias finalidades, tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo nos casos de celulite.
Barbas de milho - O chá feito com Barbas de milho serve para combater as dores de rins ou da bexiga, o reumatismo ou a hipertensão arterial.
Carqueja - Acção benéfica sobre o fígado e intestino aliviando azia, má digestão, gastrite, prisão de ventre, etc.
Folhas de oliveira - Podem ser utilizadas na preparação de chás para o tratamento de diabetes ou doenças ligadas ao coração.
Hortelã - Atenua azia, gases e cólicas, alivia asma e bronquite.
Jasmim - Tónico, indicado contra sonolência e combate acessos de asma. Excelente diurético.
Malva - Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Anticéptico de vias digestivas e urinárias.
Poejo - Anti-inflamatório, acção expectorante no processos respiratórios como tosses catarrais, antiespamódico e ainda depurativo. Indicado para gripe ou tosse.
Salvia - Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Acção anticéptica na higiene bucal e em afecções da pele de origem micótica e feridas.

montagem de fotos

"A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo."

Etiquetas:


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

 
PONCHA DA MADEIRA

ARROZ DE LAPAS 
BANANAS DA MADEIRA
 
FILETE DE PEIXE - ESPADA

BIFE DE ATUM À MADEIRENSE

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho" "O rio atinge os seus objectivos, porque aprendeu a contornar obstáculos." "Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo; a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará jamais." "O passado é passado e não se pode mudar. Este momento presente é o único que posso experimentar" “O futuro não pode ser previsto, mas pode ser inventado. É a nossa habilidade de inventar o futuro que nos dá esperança para fazer de nós o que somos.” "Portugal" Lisboa... Açores... Ilha da Madeira... Évora... Serra da Estrela... "Por caminhos mais distantes" Hungria... Holanda... Itália... Roma... Assis... Milão... Pádua... Pisa... Vaticano... Veneza... Marrocos... Paris... Républica Checa... Praga... Rio de Janeiro... "DIVERSOS" Blog... Chás... Dicas... Eu... Gastronomia... Jardins... Natureza... Pinturas em Tecido... Poemas... Ponto Cruz... Natal... Relógios... Saúde... Vida... Férias... Viagens...

QUE HORAS SÃO?







"AS MINHAS RAÍZES" PORTUGAL, o meu país. ÉVORA, a minha cidade. "O QUE OS MEUS OLHOS JÁ VIRAM... E OS MEUS PÉS JÁ PISARAM" PORTUGAL - CIDADES - Almada, Albufeira, Aveiro, Alcácer do Sal, Braga, Bragança, Beja, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Lamego, Leiria, Loulé, Montijo, Montemor-o-Novo, Mirandela, Olhão, Portimão, Portalegre, Queluz, Santarém, Setúbal, Sines, Silves, Tavira, Viseu, Vila Real, Vila Real de S. António. ALDEIAS E VILAS - Amareleja, Alcobaça, Castelo de Vide, Castro Verde, Castro Marim, Gerês, Guia, Miranda do Douro, Mourão, Monsaraz, Nazaré, Ourique, S. Braz de Alportel, Sagres, S. Martinho do Porto, Salvaterra de Magos, Sarilhos Grandes, Vendas Novas, Vila Nova de Foz Côa, PRAIAS - Costa da Caparica, Cabanas de Tavira, Carvoeiro, Comporta, Ferragudo, Foz do Arelho, Manta Rôta, Monte Gordo, Quarteira, Tróia, Vilamoura, Vila Nova de Milfontes. Açores - Ilha da Madeira - Funchal, Santana, Camacha, Machico, Curral das Freiras, Cabo Girão, Ribeira Brava, Ribeiro Frio, Eira do Serrado, Pico de Barcelos, Seixal, Porto Moniz, ESPANHA - Aymonte, Algeciras, Badajoz, Barcelona, Burgos, Cádiz, Cáceres, Granada, Ilha Canela, Ilha Cristina, Islantilha, Lagos de Sanábria, Lugo, Mérida,Monserrat, Ourense, Peniscola, Puebla de Senábria, Pirinéus, Sevilha, Salamanca, Serra Nevada, San Sebastian, Talavera de la Reina, Tarragona, Trujilho, Valladolid, Valência, Victória, Zaragoça. POLÓNIA - Varsóvia, Carcóvia, Wieliczka (Minas de Sal), Wadowice (cidade onde nasceu o Papa João Paulo II), Czestochoma (Santuário de Jasna Gora), Auschwitz (Campo de Concentração). ITÁLIA - Roma (Coliseu, Arco Constantino, Basilica de S. Paulo), Assis(Convento de S. Francisco de Assis), Florença, Génova, Milão, Pádua, Pisa, Siena, Veneza, Verona (Romeu e Julieta), Estado do Vaticano (Basílica de S. Pedro) FRANÇA - Alpes, Paris, Irún, Lille, Poitiers, Reims, Tours, Grenopole, Nice, Princepado do Mónaco HOLANDA - Amesterdão, Haia, Marken, Madurodam, Roterdão, Volendam. ALEMANHA - Colónia, BÉLGICA - Bruxelas, Antuérpia, Brugges, Gant, ESLOVÁQUIA - Bratislava, HUNGRIA - Budapeste REP. CHECA - Praga, ÁFRICA - Marrocos, free counters
  • agosto 2010
  • setembro 2010
  • outubro 2010
  • novembro 2010
  • dezembro 2010
  • janeiro 2011
  • fevereiro 2011
  • março 2011